Galeria de Fotos

Busca no site

Guia do Aluno PDF Imprimir E-mail

Toda instituição de ensino tem no educando o motivo maior de sua existência. Sendo assim, para a  verdadeira educação, é imprescindível a total atenção ao aluno, seu sujeito e objeto.

Conduzir o ser humano ao seu amadurecimento, contribuir para a sua formação, requer de cada um de nós um espírito crítico e criativo, e que metodologias novas, recursos atualizados e técnicas modernas estejam a serviço do discente.

Dentro dessa filosofia educacional age a Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI, cuja preocupação maior tem sido oferecer aos seus alunos um ensino realmente superior, que abranja os campos da pesquisa e extensão.

Este GUIA, que hoje chega às suas mãos, é um mapa para orientar essa caminhada em que buscam os objetivos da cidadania, da profissionalização, da maturidade e, enfim, da sua formação integral como Homem.

Além de constituir um demonstrativo da nossa área de atuação e dos nossos compromissos, este manual tem a intenção de ser, igualmente, a partida de um diálogo para a comunidade discente observar, questionar e criticar, no verdadeiro sentido das palavras.
A exemplo de todo cidadão,  o aluno possui direitos e deveres; portanto, este material representa a expressão da cidadania do corpo discente

Matrícula/Rematrícula

A matrícula, ato formal de ingresso no curso e de vinculação à CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ , realiza-se na Secretaria e deve ser renovada a cada período letivo, em prazos previamente  estabelecidos no calendário acadêmico.
São exigidos os seguintes documentos para a 1ª matrícula na Instituição:
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio, acompanhado de Histórico Escolar, original e cópia, ou cópia autenticada de Diploma de curso superior;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento, original e cópia;
  • Cédula de Identidade, original e cópia; 
  • Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição, original e cópia ou Certificado de quitação eleitoral;
  • Documento comprobatório de quitação com as obrigações militares, para os alunos do sexo masculino, de 18 (dezoito) a 45 (quarenta e cinco)anos, original e cópia; 
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), original e cópia; 
  • Comprovante de residência do aluno e do responsável financeiro;
  • Comprovante de pagamento da primeira parcela da semestralidade;
  • Duas fotos 3 X 4 recentes;
  • Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Observações Importantes:
•    Se for comprovada, em qualquer tempo, alguma irregularidade na documentação do aluno ou falta de documento obrigatório, a matrícula poderá ser cancelada por ato da Instituição;
•    Perderá o direito à vaga o aluno que não comparecer na data, local e horário estipulado para sua matrícula, ou não apresentar os documentos exigidos;
•    Será recusado o pedido de renovação da matrícula quando:
a) o aluno não estiver em dia com os compromissos financeiros com a Faculdade.
b) o  aluno que não concluiu o curso no prazo máximo fixado para a integralização do respectivo currículo (não é computado, nesse caso, o período correspondente ao  trancamento de matrícula).
•    Os prazos para a renovação da matrícula constam no Calendário Acadêmico.
•    Sempre que houver mudança nos dados (endereço, telefone,  e-mail, etc.), o aluno  deverá efetuar  atualização cadastral.
 
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Por ocasião da matrícula ou sua renovação é necessário o preenchimento e assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que somente poderá ser assinado por maiores de 18 (dezoito) anos – aluno ou responsável legal.
O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais é um contrato firmado entre as partes  – Instituição e aluno –, no ato da matrícula/rematrícula.

Pagamento da Semestralidade

O valor da semestralidade será fracionado em 6 (seis) parcelas de igual valor, sendo que a primeira parcela corresponde à matrícula/rematrícula no curso.
O pagamento é vinculado ao Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, emitido semestralmente, o qual apresenta todas as orientações para tal procedimento.
O aluno que deixar de freqüentar as aulas sem comunicação oficial – desistência ou abandono do curso – terá seu débito financeiro acumulado até o final do semestre.
 
Inadimplência

O aluno inadimplente por mais de 90 (noventa) dias poderá ser acionado judicialmente e será  impedido de matricular-se em outros cursos no âmbito da extensão enquanto não saldar sua dívida junto à CHRISFAPI, conforme Termo de Compromisso assinado na ocasião da inscrição/matrícula.
Trancamento/Cancelamento de Matrícula

O trancamento de matrícula implica a cessação temporária das atividades escolares e não pode exceder a metade da duração prevista para a conclusão do curso.
O cancelamento de matrícula resulta na cessação total do vínculo do aluno com  a Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI.
O trancamento e o cancelamento de matrícula obedecem a normas estabelecidas pelo regimento da IES e pela legislação vigente.
 
Transferência de outra Instituição ou Reopção de Curso na Instituição

A transferência de aluno procedente de cursos idênticos ou afins, mantidos por  instituições de ensino devidamente autorizadas ou reconhecidas nos termos da legislação  vigente, atendendo a normas estabelecidas pela Faculdade, pode ser concedida a qualquer tempo.

O pedido de transferência – através de requerimento próprio – deverá ser dirigido à  Direção da Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI, protocolado na Secretaria e instruído com a documentação prevista em norma específica.
A transferência está condicionada à existência de vaga no período/curso pretendidos.
Aproveitamento de Estudos
e de Conhecimentos

Os conhecimentos e experiências anteriormente adquiridas pelos alunos, desde que relacionadas com o perfil profissional de conclusão, podem ser objetos de avaliação para aproveitamento de estudos, nos termos regimentais e da legislação vigente.
O aproveitamento de estudos e de conhecimentos consiste na dispensa ou substituição de  unidades curriculares a que se atribui idêntico ou equivalente valor formativo, conforme legislação vigente, comprovado em histórico escolar e, em caso de dúvida, mediante  avaliação do aluno por parte da Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI.
A solicitação deverá ocorrer, de acordo com o prazo fixado no Calendário Acadêmico. Para tanto, o aluno deverá preencher requerimento na Secretaria Acadêmica, anexando o Histórico Escolar e os conteúdos programáticos/bases tecnológicas das disciplinas/unidades curriculares cursadas.
 
Processo de Avaliação da Aprendizagem

A avaliação do desempenho do aluno é um processo cooperativo, contínuo e possibilita a  investigação sistemática da aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os  quantitativos nos resultados ao longo do processo de aprendizagem.
O processo de avaliação é orientado pela Norma de Avaliação de competências,  Os critérios seguem abaixo.
As notas de avaliações são na escala de 0 (zero) a 10 (dez). A média das Avaliações varia de:
0,0  a   3,9 (reprovação)
4,0  a   6,9 (submeter-se prova final)
7,0  a 10,0 (aprovação por média)

A nota mínima para aprovação por média é de 7,0 (sete), obtida pela fórmula:

MA =    N1 + N2 + N3
3
A nota mínima para aprovação Exame Final é 6,0 (seis), obtida pela fórmula:

MF =    MA + EF
2

MA=Média das Avalições / EF=Exame Final / MF=Média Final

Expressão dos Resultados do Processo de Avaliação

O resultado do processo de avaliação é expresso em menções:
AM - para alunos aprovados por média.
E F  - para alunos aprovados em exame final.
R N - para alunos reprovados por nota.
R F - para alunos reprovados por falta.
 
Freqüência: Registro de Freqüência

A freqüência às aulas ou a qualquer outra atividade acadêmica oficial é obrigatória e  permitida somente a alunos regularmente matriculados.
A aprovação, em qualquer unidade curricular dos cursos, somente é concedida ao aluno  que, satisfeitas as demais exigências, tiver um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento)  de freqüência às aulas ou atividades, excetuados os casos estabelecidos por lei. O  registro e a verificação de freqüência em sala de aula serão feitos no Diário de Classe sob responsabilidade do professor.
 
Projeto Abranger

É uma alternativa para otimizar o fluxo acadêmico dos alunos de graduação da CHRISFAPI que tem dependência curricular. É oferecido nos meses Janeiro e Julho, para atender a demanda de alunos com disciplinas a cursar. A Coordenação de ensino e Secretaria Acadêmica está apta a prestar as informações necessárias.

 
Bolsa de Estudos

 
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI

A CHRISFAPI aderiu ao Programa Universidade para todos PROUNI (Lei 11.096), oferecendo bolsas integrais (100%), para cada 9 alunos pagantes um bolsistade 100%. Para se inscrever o candidato deve ser brasileiro, não pode ser graduado, deve ter frequentado o Ensino Médio em Escola da Rede Pública de Ensino ou em escola privada, na condição de bolsista integral e deve possuir renda per capita exigida pelo programa. O interessado deve prestar o ENEM.
Apenas após a pré- reclassificação do MEC, o interessado deverá procurar a secretaria acadêmica para entregar a documentação comprobatória necessária.

FINANCIAMENTO FIES
 
A CHRISFAPI é integrante do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior . A inscrição para o FIES só poderá ser efetuada após a matrícula nos prazos  estabelecidos pelo MEC - Ministério da Educação.  A CHRISFAPI reserva-se o direito de determinar os cursos que participarão do programa.
Para bolsas já concedidas a renovação da mesma para outras disciplinas deverá observar :
O interessado deverá ter Desempenho Acadêmico na disciplina para a qual foi concedida a bolsa obtendo nota final na mesma de no mínimo 7.0 (sete ponto zero);
O interessado deverá ter Freqüência às Aulas da(s) disciplina(s) para a(s) qual(is) foi concedida a bolsa obtendo ao seu final a freqüência mínima de oitenta e cinco por cento (85%) em cada disciplina;
O interessado deverá executar todos os trabalhos e tarefas que forem passadas pelo professor da disciplina e entregá-los nos prazos estabelecidos pelo docente do Curso.
 
Biblioteca

A Biblioteca possui cabines individuais e salas de estudo em grupo.
Os usuários têm acesso ao conteúdo do acervo, via terminal de Autor, Título-Série e Assunto.
O Regulamento de Funcionamento está disponível  em local visível, para que possa ser utilizado da melhor maneira.
O aluno  poderá reservar livro usando sua senha, (número de matrícula) e a mesma poderá ser alterada no terminal da biblioteca.
Alguns tipos de publicações como periódicos, fitas de vídeo, teses, mapas, CD-Rom, dicionários, enciclopédias e alguns livros são usados exclusivamente na  Biblioteca.

Horário de Funcionamento:
segunda a sexta-feira, das 13h às 22h.
 
Laboratórios

A CHRISFAPI dispõe de 03 (três) laboratórios para aulas práticas voltadas aos cursos nas áreas de saúde, montados com equipamentos de última geração, onde o aluno terá a oportunidade de uma aprendizagem qualificada de fácil assimilação ao longo dos módulos que deste necessitará.
Para o uso dos laboratórios durante as aulas práticas , o aluno deve estar ciente das normas e rotinas, contidas no Termo de Responsabilidade.
A preservação dos laboratórios é essencial para garantir a aprendizagem enquanto processo.

Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática é disponibilizado aos alunos para que os mesmos possam desenvolver seus trabalhos ao longo do curso. Para utilizá-lo, basta dirigir-se ao Laboratório e, verificando a sua disponibilidade, fazer sua reserva.
Para manter o laboratório em bom funcionamento,  faz-se necessário o conhecimento e cumprimento de seu  Regulamento, o qual está disponível em local acessível.

Obs: O aluno que não obedecer às regras será advertido, podendo perder o direito de uso do laboratório.
Essas regras não são fixas, podendo ser modificadas de acordo com a necessidade.

Horário de Funcionamento:
segunda a sexta-feira, das 13h às 22h.
 

CHRISFAPI - Christus Faculdade do Piauí
Rua Acelino Resende, 132 Fonte dos Matos - Piripiri-Piauí
Desenvolvido por George Mendes