Qual curso a Chrisfapi deve ofertar?
 










Galeria de Fotos

Busca no site

Cursos - Farmácia PDF Imprimir E-mail

O curso de graduação em Farmácia terá como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atenção para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Será um profissional apto a desenvolver funções dentre as 74 atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia. Pode-se dividir a atuação do farmacêutico em três grandes áreas: Medicamentos, Análises Clínicas e Análises de Alimentos. A área de medicamentos pode ser considerada a de maior atuação farmacêutica, entretanto, o farmacêutico tem sido cada vez mais solicitado em inúmeros segmentos da área da saúde e afins. Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública. Em farmácias magistrais, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. As farmácias e drogarias também são grandes empregadoras, já que a legislação obriga que esses estabelecimentos tenham um farmacêutico responsável.

Somam-se a essas, diversas áreas a serem exploradas: acupuntura; administração de laboratório clínico; administração farmacêutica; administração hospitalar; análises clínicas; assistência domiciliar em equipes multidisciplinares; auditoria farmacêutica; banco de cordão umbilical; banco de leite humano; banco de sangue; banco de sêmen; banco de órgãos; citologia clínica; controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental; controle de vetores e pragas urbanas; cosmetologia; exames de DNA;  farmácia comunitária; farmácia homeopática; farmácia hospitalar; farmácia oncológica; gases e misturas de uso terapêutico; gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde; hemoterapia; nutrição parenteral;  saúde pública; toxicologia clínica; vigilância sanitária etc.

O graduando em Farmácia pela CHRISFAPI conta com o compromisso da instituição em promover a qualidade no seu ensino, dispondo de um quadro docente experiente composto por professores especialistas e mestres. Os alunos tem à sua disposição toda a estrutura de laboratórios modernos, amplos e bem equipados, bem como, uma biblioteca com acervo atualizado e suficiente para sua formação.
 

INÍCIO DO CURSO:
02/02/2015

AUTORIZAÇÃO:
Portaria N. 719 de 27 de Novembro de 2014

DURAÇÃO DO CURSO:
05 anos

TURNO:
Diurno

TÍTULO DE GRADUAÇÃO:
Bacharel em Farmácia (Farmacêutico)

COORDENAÇÃO:
Mônica do Amaral Silva


NÚMERO DE VAGAS:
100 vagas/ semestre

CARGA HORÁRIA TOTAL:
4.093 horas

E-MAIL:
farmacia.chrisfapi@gmail.com



 

 

CHRISFAPI - Christus Faculdade do Piauí
Rua Acelino Resende, 132 Fonte dos Matos - Piripiri-Piauí
Desenvolvido por George Mendes